Apoio especial:

Apoio especial:
A Polutec apoia o Wild Eagles e o beisebol em São José dos Campos.

Major League Baseball News

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Foul-ball ou Home-run?


De 1906 a 1930 as linhas de foul eram “infinitas”. Uma fly ball por cima da cerca tinha que tocar em solo válido (determinado pelas linhas de foul), ou estar válida quando vista da última vez pelo juiz. Em outras palavras, uma fly ball que passasse a cerca como válida mas com a trajetória continuada curvasse pra fora das linhas imaginárias era considerada foul-ball. Antigas fotos do estádio New York Polo Grounds mostram cordas estendidas como continuação das linhas de foul até o final do estádio para facilitar a visualiação pelos juízes. A regra atual, rule 6.09(d) diz apenas que a bola deve estar válida quando passa sobre a cerca.

O historiador Bill Jenkinson estima que Babe Ruth perdeu aproximadamente 75 home-runs por causa da regra pré-1931. Eis um exemplo do home-run roubado de Ruth que ele cita baseado em um jornal da época: “Em 21 de agosto de 1920, Babe rebateu uma bola muito acima da cerca. Era obviamente válida quando voou sobre a cerca e Ruth trotava as bases para o home plate. Quando chegou ao seu destino, o juíz desqualificou o home-run explicando que a bola aterrisou em território não-válido em algum lugar do campo Manhattan, ao lado do estádio.” Comentário do autor original desta matéria: “Como Bob Uecker diria, “você precisa de um visto pra ver onde a bola caiu!”.”

Uma razão para esta regra era que naquela época nem todos os estádios possuiam os postes de foul. Quando a rebatida era uma fly ball muito longa, a ausência dos postes dificultava muito a determinação da validade da bola ao passar pela cerca. Era mais fácil determinar o status vizualizando onde a bolca caiu. Hoje em dia, os postes possuem ainda uma cerca de 60 centímetros pro lado válido para auxiliar os juízes em situações mais difíceis.

A maioria sabe que os postes de foul na verdade deveriam ser chamados de algo como “postes de validade”, já que eles se encontram posicionados totalmente em território válido. Mas a equipe do Dodger Stadium aparentemente interpretou o nome ao pé-da-letra. Durante a temporada inaugural do estádio, em 1962, o Dodgers descobriu que os postes estavam colocados inteiramente fora do campo válido. Uma norma especial dispensada pela National League autorizou que o campo fosse utilizado daquele jeito naquela temporada. Após o final da temporada, ao invés de recolocar os postes, a equipe do estádio mudou a localização do home plate e do resto do campo todo para que os postes passassem a ficar em território válido.

3 comentários:

@fmsjc disse...

O Binho detesta qualquer tipo de Foul Ball pra ele rebateu tinha que estar em jogo ahuahuahauh

Ric Segre # 27 disse...

O Binho tinha que mudar a stance dele pra tipo a do Soriano hehehe

Anônimo disse...

pra mim deveria ser mais pra um luis gonzalez reverse auhahuhahuahuhuauauuhauh