Apoio especial:

Apoio especial:
A Polutec apoia o Wild Eagles e o beisebol em São José dos Campos.

Major League Baseball News

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Spitball

Spitball (ou spitter) é um tipo de arremesso proibido, onde a bola é alterada de alguma forma pela aplicação de saliva, vaselina ou outra substância. É um arremesso extremamente difícil de ser rebatido, pois a bola apresenta movimentos atípicos causados pela alteração da resistência do ar que a bola sofre e seu peso em um dos lados.

Foi um arremesso extremamente usado até 1919, com pitchers dominantes como Ed Walsh e Long Bob Ewing. Era perigoso até, pois alguns pitchers usavam saliva com tabaco para cobrir a bola, o que dificultava também sua visão. Muitos consideram que Ray Chapman morreu pois não conseguiu ver a bola arremessada e foi acertado na cabeça.

Como resultado, a spitball foi banida do baseball. Primeiro em 1919, quando a MLB ainda autorizou que cada time nomeasse dois pitchers que poderiam arremessar a spitball naquela temporada. Em 1920 o arremesso foi banido de vez, sendo apadrinhados apenas os pitchers que a arremessavam naquele tempo, ficando livres para arremessá-la até se aposentarem.

Durante os anos 50, Preacher Roe, pitcher do Brooklyin Dodgers, ficou famoso por sua habilidade não só em controlar a spitball mas não ser pego arremessando-a. Gaylord Perry também ficou famoso e inclusive escreveu um livro (Me and The Spitter), onde descreveu algumas estratégias como cheirar pimenta para fazer seu nariz escorrer ou passar vaselina no zíper da calça, pois os juízes não verificam lá. Um comentarista da época escreveu: “Gaylord Perry's 3.67 ERA was more than he expectorated.”

O último caso de relativo conhecimento foi o de Joe Niekro do Minnesota Twins, que em 1987 foi suspenso quando pego com uma lixa de unha no bolso de sua calça.

Até hoje se faz piada com a spitball, chamando o arremesso split-fingered fastball de splitter, numa alusão a seu movimento não-usual.

3 comentários:

Marcelo Lopes disse...

dahora!! não sabia disso...
mas ainda hoje tem pitcher que lambe os dedos no mound hehehehhheeh

seria legal achar algum vídeo de uma spitball.

Anônimo disse...

será q tem video disso aí? Oo

Anônimo disse...

Ah o negocio de lamber eu nao sei mas o de assoprar é combinado com os umpires se ta muito frio. Se o cara tenta cuspir em vez de assoprar eu nao sei hahahahha