Apoio especial:

Apoio especial:
A Polutec apoia o Wild Eagles e o beisebol em São José dos Campos.

Major League Baseball News

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Altura mínima


Uma famosa tentativa de aproveitar-se da falta de regra exigindo uma estatura mínima para jogar na MLB teve curta (sem intenção de trocadilhos) duração. Ocorreu em 19 de agosto de 1951, no Sportman’s Park em Saint Louis, quando sob olhares de 18.369 torcedores, todo o 1 metro e 10 centímetros e 29 kilogramas de Eddie Gaedel, de 26 anos, emergiu do banco de reservas do St. Louis Browns para rebater como PH. Gaedel usava o uniforme como número 1/8 nas costas e um bastão que parecia de brinquedo.
Bill Veeck, dono do St. Louis Browns, havia instruído Gaedel que sob nenhuma circunstância ele deveria girar o bastão. Para se fazer valer, Veeck disse a Gaedel que um sniper estava posicionado atrás do placar no centr field e que caso Gaedel girasse em algum arremesso o atirador efetuaria o disparo (a existência do atirador nunca foi verificada). O técnico do Detroit protestou contra a entrada de Gaedel no jogo prontamente junto ao árbitro principal, mas o técnico do St. Louis Zachary Taylor apresentou um contrato legítimo, reconhecido e autorizado pela American League.

Quando posicionado em sua posição normal de rebater, a zona de strike de Gaedel media aproximadamente 15 centímetros de altura. Naturalmente, o arremessador de Detroit, Bob Cain, cedeu o walk em 4 arremessos. Quando um corredor entrou em seu lugar, Gaedel foi ovacionado ao sair de campo. Esta foi a única at bat na MLB, já que ele foi banido da liga pelo presidente a AL na época, Will Harridge. Este fato enfureceu Veeck, que com sua característica ingenuidade proposital, ameaçou retaliar exeigindo que a regra se aplicasse também ao shortstop do Yankees, Phil Rizzuto (que media 1,67 cm). Até hoje não existe regra oficial sobre altura mínima para jogar na MLB.

Um comentário:

Anônimo disse...

Putz eu tinha ficado preucupado. Se tivesse alguns do time nao iam poder jogar uhauhhuahuauuauhahuahuuauauah